Uma escola de comunicação Salesiana?
A escola nasce como resposta às duas ações propostas pelo Projeto de Animação e Governo do Dicastério para a Comunicação Social (2020-2026), no contexto da proposta programática do Reitor-mor, padre Ángel Fernández Artime, para o pós-Capítulo Geral 28: Viver o ‘Sacramento Salesiano’ da presença (Prioridade n. 3):
Organizar um percurso de formação integral e permanente para os delegados e as equipes de Comunicação, dotando-o de programas e estruturas adequadas;
Realizar encontros de formação que envolvam, pessoal e comunitariamente, salesianos e leigos, a fim de valorizar a comunicação na perspectiva educativa e pastoral no ecossistema juvenil.
A escola de formação tem como objetivo a formação, o aprofundamento e o enriquecimento dos que estão envolvidos tanto na coordenação da missão ou no trabalho de comunicação, nas diferentes inspetorias salesianas do mundo, segundo uma visão da comunicação evangélica e sinodal, salesiana e convergente, objetivando aprofundar a evangelização e a educação dos jovens de hoje, no ambiente digital.
A proposta nasce do Setor da Comunicação Social, que propõe construir um espaço de aprofundamento dos temas da comunicação na missão salesiana, entre os delegados inspetoriais do setor e suas equipes. O Dicastério definiu cinco temas centrais e ofereceu assistência para aprofundar os conteúdos.
A Escola
No Brasil, a escola foi organizada a partir de uma série de encontros realizados entre os seis delegados inspetoriais – dois Salesianos e quatro leigos – que compõem a Comissão Nacional para a Comunicação (CONAC). Esta última pertence à Conferência das Inspetorias Salesianas do Brasil (Cisbrasil), ponto que favorece a colaboração.
Tendo em vista o percurso educativo-pastoral das inspetorias, foram levantadas diferentes temáticas, posteriormente acrescentadas ao núcleo temático do Dicastério para estruturar o programa do curso.
Os 40 lugares criados foram distribuídos entre as inspetorias (delegados e equipes inspetoriais), a redação nacional do Boletim Salesiano, o grupo da Família Salesiana Canção Nova e a Visitadoria Salesiana de Angola.
O Dicastério da Comunicação Social, com a participação do Dicastério da Pastoral Juvenil (PJS), tem como tarefa aprofundar as grandes dimensões da Comunicação Social: bíblica, institucional, sinodal, salesiana e de Pastoram Juvenil. Cada dimensão pode contar com a assistência do Dicastério e mesas redondas de aprofundamento. Além disso, especialistas e convidados vão propor uma série de temas, particularmente ligados à comunicação sobre as variadas frentes da missão salesiana: escolas, paróquias, instrução universitária, obras sociais, etc.
A escola se prolonga por um ano, com dois encontros de estudo por mês. Todo encontro será virtual e durará três horas.
Equipe responsável
Pe. João Carlos Ribeiro Rodrigues
Delegado Inspetorial para a Comunicação Social da Inspetoria do Recife.
Licenciatura em Filosofia e Pedagogia.
Pe. Edvaldo Nogueira da Silva
Delegado Inspetorial para Comunicação Social.
Inspetoria Salesiana São Pio X – Porto Alegre, RS.
Pedro Barreto Elias
Delegado Inspetorial para a Comunicação Social da Inspetoria Salesiana de São Paulo.
Formado em Propaganda e Marketing; Pós-Graduado em Comunicação Estratégica e Especialista em Mercado de Consumo e Varejo pela Universidade de São Paulo.
José Luis Moreira de Almeida
Delegado para a Comunicação da Inspetoria São Domingos Sávio-Manaus (BMA)
Formação: Publicidade e Propaganda
Pós-Graduação: Cultura e Meios de Comunicação
Euclides Fernandes Brites
Igor Gomes da Silva
Delegado Inspetorial para a Comunicação Social da Inspetoria São João Bosco (BBH).
Bacharel em Comunicação e Mestre em Comunicação Integrada de Marketing.