Aula 1: Dimensão Bíblica
Mediação: Padre Gildásio Mendes
Base Teórica aplicada em aula (texto extraído do subsídio disponível no portal da Escola de Comunicadores):
• Aprofundamento sobre a dinâmica do ambiente digital, e formas de promover o seu potencial comunicativo em vista do anúncio cristão e impregnar as suas culturas e dinâmicas com o Evangelho (Sínodo da Juventude n.145) a partir da antropologia e espiritualidade cristã.
• Viver a comunicação de forma evangélica, sinodal e convergente, acompanhando e favorecendo como prioridade o estudo de novas estratégias de implementação de uma comunicação antropológica, bíblica, eclesial, educativa e pastoral.
• Utilizar, a partir da Palavra de Deus, de modo criativo e inovativo os símbolos, textos, imagens, diálogos e interações na elaboração de material pastoral educativo de forma digital nos meios de comunicação social.
Mediação: Delegados de Comunicação
Mesa Redonda: Este foi um momento de reflexão sobre os aspectos explorados na primeira aula, com a significativa acolhida da proposta de um encontro sem professor. Estiveram presentes 38 participantes (dos 40 inscritos). Pedro Barreto, Delegado de Comunicação da Inspetoria Salesiana de São Paulo coordenou o encontro com o apoio dos demais organizadores, motivou e orientou o debate.
O Delegado de Campo Grande, Euclides Fernandes Brites destacou nos primeiros 30 minutos do encontro, os principais aspectos apresentados pelo Padre Gildásio ao longo da primeira aula, sobretudo, a questão antropológica explanada pelo Sacerdote Salesiano e a presença dos sentidos na construção de uma informação, a partir da proximidade com os personagens que serão apresentados nos diferentes meios de comunicação.
A princípio, os participantes seriam divididos em grupos, mas por conta de alguns problemas técnicos com a plataforma Meet, o debate ocorreu com todo o grupo.
Partilha: Diante das reflexões mediadas pelo Padre Gildásio ao longo do encontro realizado no dia 08 de setembro, e a partir da leitura do texto “Os dois comunicadores de Emaús”, os participantes partilharam suas percepções sobre como promover uma comunicação baseada na Palavra de Deus, tendo em vista o sentido antropológico na forma de divulgar a missão e o carisma Salesianos nas diferentes mídias sociais. Sobre o diálogo, os assuntos mais abordados foram:
• Processo de escuta e abertura para a realização de uma comunicação assertiva e próxima de diferentes realidades
• Fazer das mídias sociais, os novos pátios virtuais, promovendo, de fato, a integração e evangelização da juventude
• Comunicação com responsabilidade cristã, embasado no Evangelho, de forma diferenciada e criativa.
• Estar atento à dimensão da comunicação salesiana, tendo em vista o princípio de acompanhamento dos jovens de forma empática. Inspirando a juventude a se tornarem construtores de conteúdos de suas próprias vidas.
• Investir em bons influenciadores, que direcionam e inspiram os jovens ao carisma salesiano.
Ao fim do encontro, o Delegado da Inspetoria do Recife, Padre João Carlos Ribeiro Rodrigues apresentou a experiência do curso bíblico realizado por ele e ouviu dos demais suas opiniões e sugestões.